Música experimental electrónica portuguesa – uma aproximação teórica
DOI:
https://doi.org/10.12797/SI.14.2015.14.04Palavras-chave:
música experimental, netlabel, vanguarda, audiocultura, noiseResumo
O presente artigo descreve o fenómeno da música experimental electrónica portuguesa, que se baseia fortemente nos conceitos ligados com as vanguardas do século XX. Partindo da crise sofrida pela noção de música no último século, apresenta‑se neste breve estudo a evolução da conotação do ruído e o desenvolvimento da música experimental electrónica. Essa, sendo sempre um fenómeno cultural marginal, está também presente em Portugal. Para o presente artigo, foram escolhidos três projetos musicais – os structura, os Eletrólise e os M‑Pex – que podem ser considerados representativos para o tema em destaque.
Referências
Almeida, A.P. (2007), O universo dos Sons nas Artes Plásticas, Edições Colibri, Lisboa.
Attali, J. (2009), Noise: The Political Economy of Music, University of Minnesota Press, Minneapolis.
Augustyn (2001), “O muzyce”, in: Białostocki, J. (ed.), Myśliciele, kronikarze i artyści o sztuce. Od starożytności do 1500 roku, Słowo/Obraz Terytoria, Gdańsk, pp. 166‑167.
Białostocki, J. (2001), “Augustyn, właściwie Aurelius Augustinus (354‑430), święty”, in: Białostocki, J. (ed.), Myśliciele, kronikarze i artyści o sztuce. Od starożytności do 1500 roku, Słowo/Obraz Terytoria, Gdańsk, pp. 168‑169.
Cain, N. (2012), “Noise”, in: Kopkiewicz, A. (ed.), Muzyka. Przewodnik Krytyki Politycznej, Wydawnictwo Krytyka Polityczna, Warszawa, pp. 54‑73.
Clark, Ph. (2012), “Iannis Xenakis”, in: Muzyka. Przewodnik Krytyki Politycznej, Wydawnictwo Krytyka Polityczna, Warszawa.
Cox, Ch. (2006), From Music to Sound: Being as Time in the Sonic Arts, [on line] http://faculty.hampshire.edu/ccox/Cox.Sonambiente%20Essay%20(Book).pdf – 28.11.2014.
Eco, U. (2005), Historia piękna, Rebis, Poznań.
Gray, L. (2012), “John Cage”, in: Muzyka. Przewodnik Krytyki Politycznej, Wydawnictwo Krytyki Politycznej, Warszawa, pp. 332‑346.
Kobierzycki, T. (2010), “Antinomies of Contemporary Music”, in: Kobierzycki, T. (ed.), Muzyka współczesna i jej tożsamości, Wydawnictwo Uniwersytetu Muzycznego im. Fryderyka Chopina, Warszawa, pp. 13‑15.
Lange, A. (2012), “Musique Concrète i wczesna muzyka elektroniczna”, in: Kopkiewicz, A. (ed.), Muzyka. Przewodnik Krytyki Politycznej, Wydawnictwo Krytyka Polityczna, Warszawa, pp. 364‑382.
Libera, M. (2012), Doskonale zwyczajna rzeczywistość, Wydawnictwo Krytyka Polityczna, Warszawa.
Russolo, L. (2010), “Sztuka hałasów: Manifest Futurystyczny”, in: Cox, Ch., Warner, D. (ed.), Kultura dźwięku. Teksty o muzyce współczesnej, Słowo/Obraz Terytoria, Gdańsk, pp. 32‑37.
Stockhausen, K. (2010), “Muzyka elektroniczna i eksperymentalna”, in: Cox, Ch., Warner, D. (ed.), Kultura dźwięku. Teksty o muzyce współczesnej, Słowo/Obraz Terytoria, Gdańsk, pp. 457‑468.
Tatarkiewicz, W. (1980), A History of Six Ideas. An essay in Aesthetics, PWN, Warszawa. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-009-8805-7
Vieira, P. (17 de Maio de 2012): Entrevista de M. Doktorska.
Ziółkowski , M. (2010), “Muzyka i egzystencja, Eros i Thanatos”, in: Kobierzcki, T. (ed.), Muzyka współczesna i jej tożsamości, Wydawnictwo Uniwersytetu Muzycznego im. Fryderyka Chopina, Warszawa, pp. 108‑115.
Página de netlabel Enough Records: http://enoughrecords.scene.org/ – 10.03.2016.
Página de netlabel YNSR: http://youarenotstealingrecords.blogspot.com/ – 10.03.2016.
Página de netlabel test tube: http://www.monocromatica.com/netlabel/index.htm – 10.03.2016.
Página de netlabel merzbau: http://merzbau‑label.org/ – 9.03.2016.
Página do netlabel Wandering Ear com o álbum Factory Music de Luís Antero: http://www.wanderingear.com/wer016.html – 28.11.2014.
Página de Luís Antero: http://luisantero.yolasite.com/ – 11.03.2016.
Página do projecto structura: http://www.myspace.com/structura – 27.11.2014.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2015 Magdalena Doktorska

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.